data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Às 9h17min, de 28 de setembro, na Maternidade Júlio Dinis, na cidade de Porto, em Portugal, nasceu Natalie da Silva Vieira. Por meio de parto normal, ela veio ao mundo pesando 3 quilos e 70 gramas e medindo 48,5 centímetros.
Ela é a primeira filha dos santa-marienses Carine da Silva Vieira, 36 anos, e Luciano Stoquero Vieira, 38. A mãe é psicóloga, e o pai, engenheiro de software.
O casal está junto há 16 anos. Conforme Carine, a descoberta da gravidez ocorreu no mesmo período em que ela e o marido se preparavam para se mudar para Portugal. Desta forma, a família teve um misto de emoções e surpresas.
- Tivemos duas perdas gestacionais anteriormente. No entanto, tínhamos a certeza de que um bebê viria para iluminar a nossa rotina - conta a mamãe.
A mudança de país aconteceu durante o quinto mês de gestação. Mesmo distante, os familiares de Santa Maria foram, constantemente, atualizados via internet sobre as consultas médicas, ultrassonografias e preparação do enxoval.
- Foi um desafio ter nossa primeira filha em outro continente, distante da família e dos amigos. Mesmo com saudade de todos, foi uma experiência positiva para nós, como casal. Estamos ansiosos para que todos a conheçam - menciona Carine.
Natalie chegou para completar a alegria, também, dos avós maternos, Gilberto da Silva e Rozélis Ana dos Santos da Silva, e dos paternos, Jorge Antônio Cabreira Vieira e Maria Stoquero Vieira.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
De acordo com a mamãe de primeira viagem, quem já conheceu Natalie afirma que a bebê é mais parecida com o pai:
- Alguns traços dela remetem à minha família, mas a semelhança com o pai é notável desde o primeiro dia. Na maternidade, as enfermeiras já comentavam isso.
Luciano afirma que os primeiros momentos com a filha têm sido maravilhosos. Ele diz que, ainda que a nova rotina canse um pouco, nada se compara à satisfação e ao prazer de ter Natalie nos braços:
- Quando acorda no meio da noite querendo mamar, por exemplo, não tem como dizer a ela para esperar até de manhã. Ela já tem horário certo para se alimentar. É a bebê que determina a nova rotina. Quanto ao aprendizado, tem sido muito especial. É uma pequena vida que depende de nós para tudo.
O papai deseja passar à Natalie princípios morais e regras de boa educação:
- Como cristão, quero transmitir a ela valores espirituais importantes. Acredito que terei uma tendência a ensinar algo que sei e que gosto, como tocar um instrumento musical, além de conhecimentos da minha área de atuação profissional. Quem sabe, isso sirva para ajudá-la a decidir por uma carreira.
Os avós Jorge e Maria já estão com viagem marcada para Portugal. Em novembro, eles irão conhecer a neta pessoalmente.
- Não poderíamos ter alegria maior. Ela é um presente de Deus. Nossa expectativa é aproveitar cada instante em Porto na companhia da nossa neta. Tenho certeza que Carine e Luciano passarão à Natalie os bons valores que aprenderam com os pais e na igreja - diz Jorge.
Os pais ainda não escolheram os padrinhos de Natalie. Ela será apresentada em novembro, na Igreja Batista da Lagoinha, em Porto, Portugal.